sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Diferentes formas de amar

Como diria minha mãe, o que seria do azul se todos só gostassem de vermelho? As pessoas são diferentes, amam de formas diferentes.




Não sei porque as pessoas têm a mania de medir sentimento. "Eu te amo mais" "Não, eu que amo", e por aí vai. Não é clichê, não (tá, às vezes é, mas muitas vezes as pessoas estão mesmo falando sério), garanto que você já viu e ouviu isso muitas vezes, assim como eu. E sempre me revolto diante disso, só que nunca falei. Hoje, não sei porque cargas d´água, resolvi falar. E vou.


Se fôssemos construir uma balança pra medir sentimento, ou uma máquina, sei lá (não sou cientista nem alucinada, então não faço a menor idéia), acho que não ia dar muito certo. E mesmo que desse, pra quê? Pra que ficar querendo amar mais do que outra pessoa? Já não basta amar da sua própria maneira? Sim, porque cada pessoa no mundo tem uma maneira própria de amar alguém. Ninguém é igual, todo mundo tá careca de saber disso, mas mesmo assim muita gente ainda teima em querer cobrar dos demais que eles hajam iguais às suas próprias idéias e teorias, e não é bem por aí. Como diria minha mãe, o que seria do azul se todos só gostassem de vermelho? As pessoas são diferentes, amam de formas diferentes. Mas só por isso não significa que elas não amem com toda a força que possuem. Elas só demonstram isso de maneira diferente.

Até aí morreu um burro, porque tudo isso que você leu aqui, sem dúvida já foi escrito antes. Mas não custava nada dar uma relembrada... Bom, onde estou querendo chegar? É o seguinte... Como é que a gente sabe que está amando? Estranho, eu pelo menos acho. E até que ponto vai esse amor? Qual é o 'tamanho' dele?

Você acorda pensando naquela pessoa, isso porque foi dormir pensando nela, e provavelmente sonhou também, mas não lembra muito bem. Talvez isso seja amor. Mas você também tem problemas, amigos, famílias, outros momentos, e acaba não pensando tanto assim nessa pessoa. Tudo bem, você talvez a ama do mesmo jeito, só não pensa o tempo todo. E isso é normal.

Você anda pela rua, faz milhões de coisas durante o dia, conversa com milhares de pessoas, ri, chora, enfim, vive. Em muitos desses momentos, sem nem se dar conta, você lembra daquela pessoa, faz ou diz alguma coisa que ela iria gostar de te ver fazendo, ou de te ouvir falando. Passa por algum lugar e lembra dela, ouve uma música e na hora pensa nela. Provavelmente você ama essa pessoa, e só pelo fato de que lembrou dela, não significa que você a esqueceu, mas sim que você tem uma vida, e a está vivendo. Viver com essa pessoa ao seu lado, é sem dúvida bem melhor, mas estar longe também é bom, porque afinal o que seria da saudade se não tivessem esses momentos?

Você está doido pra sair com os amigos, mas essa pessoa não vai junto. Sei lá porque motivo, isso não importa, ela simplesmente não vai. Só que você vai do mesmo jeito, e curte com toda a vontade do mundo! Se você pensou ou não nessa pessoa durante a festa, isso também não importa, afinal esse fato não necessariamente é uma demonstração de falta de amor, e sim sinal de que você pode, e deve viver sem essa pessoa. Porque querer bem uma pessoa é saudável, mas precisar dela é doença.

E se você leu tudo isso e se identificou com alguns momentos ( ou todos, como eu ), eu já sabia. As pessoas são assim, diferentes, como esse texto, que tem maneiras diferentes de amar. Todas elas são milhões das formas de amar que existem no mundo. Eu ainda não sei todas, mas estou aprendendo. Não pretendo saber todas elas, é muita pretensão minha, mas nem por isso vou desistir de aprender. E isso eu só aprendo amando. À minha maneira, mas é dessa forma que eu amo. E é assim que vou ter que ser aceita, porque pode não parecer, mas por trás desse pedaço de carne tem um coração que bate, e ama, muito mais do que se imagina.

0 comentários:

Postar um comentário