segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dúvidas sobre Menstruação

A menstruação ainda é uma fase que desperta muitas dúvidas entre as mulheres. Dificuldades em relação ao sexo, questões sobre higiene e até os cuidados com a prevenção da gravidez são alguns dos temas que geram interrogações capazes de rondar a cabeça feminina por anos. Nesta fase, a mulher sente-se mais feminina, mas também enfrenta uma série de mitos, principalmente em se tratando das oscilações emocionais. Abaixo há oito dúvidas mais comuns no consultório, quando o assunto é a eliminação mensal de sangue pelo organismo feminino.

1. A sensibilidade do corpo aumenta.
Verdade. A especialista explica que nosso organismo sofre grande alteração durante o período menstrual, por isso a sensibilidade aumenta. "No período menstrual, o organismo apresenta níveis maiores de neurotransmissores, substâncias que interferem no estado psíquico e geram estados de euforia, ansiedade e até depressão".

2. O sangue da menstruação é sujo.
Mentira. O sangue da menstruação nada mais é do que o sangue normal do nosso corpo somado a restos do endométrio, que se descama nesta fase. "O endométrio é uma mucosa que reveste a parede uterina com sangue, não restos tóxicos ou qualquer outra substância que impeça o contato com este material ou faça dele um meio de transmissão de doenças", diz a médica.

3. A mulher fica mais atraente nesse período.
Depende. As reações mudam, mas a especialista explica que o poder de atração fica mais evidente em outro período. "O período da ovulação, e não o da menstruação, deixa a mulher mais atraente. Nesta fase, os hormônios comportam-se como se a mulher fosse engravidar daí o envolvimento maior com o sexo oposto", explica a ginecologista. Mas, isso pode variar, já que as emoções passam desde a grande sensibilidade até os momentos de euforia. Garantido, mesmo, é que as mulheres sentem-se mais femininas por estarem menstruando. Mas, segundo a médica, este é um traço cultural, e não orgânico.

4. Menstruada, a mulher não engravida.
Mentira. A ovulação pode ocorrer a qualquer momento, inclusive durante a menstruação, particularmente em momentos de grande estresse ou emoção. Os métodos contraceptivos devem ser usados regularmente, incluindo a camisinha (que também previne contra doenças sexualmente transmissíveis).

5. Os sabonetes íntimos são aconselháveis neste período.
Mentira. É preciso ficar atenta ao sabonete íntimo, principalmente durante a menstruação. Algumas fórmulas comprometem a flora vaginal, devido à ação dos agentes bactericidas, e favorecem o surgimento de problemas como a candidíase. Os mais indicados são aqueles que apresentem pH neutro e, mesmo assim, apenas com orientação do seu médico.

6. A imunidade do corpo diminui nesta fase.
Depende. Isso varia diante do organismo de cada mulher, "Essa questão depende das alterações hormonais que acontecem em cada mulher. Mas, se ficamos muito sensíveis e estressadas, o sistema imunológico pode ficar mais fragilizado", afirma a especialista.

7. Mulher menstruada não pode lavar o cabelo.
Mentira. De acordo com a médica, você pode lavar os cabelos sem medo. "Ao contrário, devemos manter sempre a higiene pessoal em dia. Essa lenda é antiga, não faz sentido e deve ser eliminada do nosso cotidiano", diz.

8. Andar descalça piora as cólicas menstruais.
Depende. A especialista explica que não é andar descalça que causa essa reação, mas sim, a friagem. "A friagem que age no organismo causa a constrição dos vasos sanguíneos e, com isso, as dores aumentam na região da barriga aumentam. Mas, andar descalça no calor, por exemplo, não causa nenhum mal", diz

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário