segunda-feira, 5 de abril de 2010

Já Não Há Homens Como Antigamente? Que Bom!!

Que bom que é assim!!!

Explico. Dia desses pela manhã quando liguei a TV, estava no ar o programa da Ana Maria Braga, e justamente na mensagem. Peguei o texto já em andamento e pude entender que tratava-se de uma reclamação, muito bem humorada, pelo excesso de modernidades no homem de hoje. Muitos desses homens querem impressionar, de acordo com a leitura que fiz do que foi dito, e por isso vão para a cozinha, por exemplo, e de forma engraçada, acabam se atrapalhando nas produções culinárias, etc.
A razão para o protesto na mensagem era a de que nós, mulheres, sentíamos saudade do tempo em que os homens chegavam na cozinha somente para nos acariciar, e coisa e tal. E o comando das panelas era mesmo nosso. Devo dizer que minha voz não engrossa esse coro, sim? Muito pelo contrário…
Quero ilustrar meu posicionamento com algo que aconteceu hoje mesmo, aqui em casa. O que me animou definitivamente a escrever sobre isso foi o fato de eu ter arrumado a cama com uma colcha que comprei no fim de semana, e quando coloquei a belezura na cama, usei algumas almofadas para enfeitar. Marido entrou no quarto e animou-se, disse que gostou do resultado. Mas quis fazer algumas ressalvas quanto ás almofadas, porque achou que algumas estavam destoando. Eu rapidamente o encorajei a me dizer quais tirar e quais deixar, e até disse que tinha gostado de ver a disponibilidade dele em querer opinar na decoração. E não é para ser?
Sabe o que fiquei pensando depois desse episódio, em contraponto a reclamação contida na mensagem no programa de TV feminino? Muitas vezes somos nós as responsáveis por algumas atitudes machistas dos homens. Se eles querem enveredar pelas áreas antes definidas para as mulheres, que bom que é assim! Eu acho isso o máximo e muito charmoso…
Por que desencorajá-los? O que nos incomoda? Permitir que o homem crie o hábito de interferir mais nos aspectos da vida doméstica, e até estimulá-lo a isso, não seria uma forma de contribuir para uma convivência onde os interesses estejam mais entrelaçados? É bom para todo mundo que não haja uma definição de papéis engessada, sim? Eu acredito piamente que extremismos, como machismo e feminismo, só poluem a relação.
Em suma, penso que são pequenos recortes de cenas do dia a dia como esse, em que a gente elogia as incursões masculinas em áreas antes femininas, como a cozinha ou a decoração, que ajudam a destituir a longo prazo as ideias sexistas no tocante ás funções do homem e da mulher. E mais, quem dera essa postura livre de rótulos enveredasse também, e de alguma maneira, nas ações envolvidas no processo de educação dos meninos, hã? Bom, mas essa discussão eu deixo para as mamães de plantão, e que têm legítimo conhecimento de causa, sim?!

----------------
Texto publicado no Blog Bicha Fêmea com o propósito de discutir com as leitoras sobre a influência feminina no comportamento machista de muitos homens.

0 comentários:

Postar um comentário