segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alimentos Funcionais


Os alimentos funcionais são chamados assim porque trazem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental. Ajudam na prevenção de doenças, desempenhando funções terapêuticas e medicamentosas.
Esses alimentos contêm substâncias que, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como câncer, colesterol alto e hipertensão, problemas intestinais, entre outros.
Sendo assim, incluí-los diariamente na alimentação diária é fundamental para deixar a saúde em dia.

Abaixo, selecionei alguns alimentos funcionais com suas propriedades e benefícios:

Abacate: rico em ômega 9, potássio, vitamina E e proteínas. Ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL), protegendo contra doenças cardiovasculares e contra o câncer. Recomenda-se o consumo de 100 g por dia.

Cebola: rica em quercetina (especialmente a roxa), ela é um poderoso antioxidante, anticancerígeno, além de ter vitaminas A e C e cálcio. Ajuda na regulação da pressão e circulação sanguíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que protege o coração. A recomendação de consumo diário é de cerca de 100 g, na comida.

Azeite: possui antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol). É a maior fonte natural de ômega 9, que ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL, além de impedir a obstrução das artérias. Pode reduzir em até 40% o risco de doenças cardíacas se usado no lugar de manteiga ou da margarina. Recomenda-se uma colher de sopa por dia.

Tomate: Os carotenóides são poderosos antioxidantes que agem na neutralização de radicais livres, além de estimularem a função do sistema imunológico. Um dos carotenóides, o licopeno, tem uma atividade antioxidante dez vezes maior que os outros. Portanto, é hoje o mais promissor para a nutrição e saúde humana. O licopeno é encontrado principalmente em tomates e produtos derivados.

Peixe e Óleo de Peixe: Os peixes são fontes de ácidos graxos. Compostos que podem auxiliar no tratamento da hipertensão, doença cardiovascular, aterosclerose e desordens inflamatórias e autoimunes. O consumo de óleo de peixe pode também proteger contra o câncer, incluindo o de mama, cólon, pele, pâncreas, próstata, pulmão e laringe.

Tatiane Battistela Zambrim
CRN8 4966


Perguntas: Via comentário, via email: tatynutri2010@hotmail.com ou no Coisas.com

0 comentários:

Postar um comentário