segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comendo fora de casa.

É possível comer bem fora de casa sem exagerar nas calorias? Sim, basta fazer escolhas saudáveis.

Café da manhã

Essa refeição é essencial, e não deve ser pulada. Ela que dará a energia necessária para você realizar todas as atividades do seu dia. Você pode levar de casa alguns alimentos para fazer esta refeição em seu trabalho/faculdade/etc. Procure comer um alimento de cada grupo alimentar. Exemplo: pão ou algum outro tipo de cereal, leite, queijo, fruta ou suco de fruta.
Se você optar pela padaria, dê preferência por um suco de fruta natural ou um copo de leite com café, ao invés de sucos industrializados, refrigerantes, etc. Peça um pão na chapa, ao invés de pão com mortadela, salame, queijos amarelos, etc.


Lanche da manhã e lanche da tarde

As refeições intermediárias contribuem para que você não sinta fome nas refeições principais, além de ajudar para que o seu metabolismo fique ativo. É preciso fazer um esforço e ter estas refeições como um hábito.
Opte por alimentos práticos, fáceis de comer. Se no local houver uma geladeira, leve iogurtes, leite desnatado, extrato de soja, suco de fruta, frutas, etc. Caso não tenha geladeira, leve em sua bolsa uma barrinha de cereal, biscoitos de água e sal, torrada, uma fruta menos perecível como banana e maçã, etc.


Almoço

Se você almoça na empresa onde trabalha, você não deve ter muita opção. Neste caso, consuma o carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca), a proteína (frango, carne, peixe), grãos (feijão, lentilha, soja, grão de bico), verduras e legumes, e não exagere na quantidade. De sobremesa opte pela fruta ou gelatina.
Na rua, escolha um restaurante por quilo, ao invés de restaurante à la carte ou fast food. No restaurante por quilo, você pode escolher os alimentos que irão compor o seu prato. Não esqueça das regrinhas básicas: comer um alimento de cada grupo, evitar frituras e alimentos muito gordurosos. Com relação à bebida, escolha sempre um suco de fruta ou água, e tome sempre após a refeição, não durante.


Jantar

Procure fazer o jantar até as 20:00 horas. Muitos vão perguntar, mas como vou realizar o jantar até essa hora, se vou direto do trabalho para os estudos ou realizo outra atividade e só chego em casa após as 22:00 horas?
Neste caso, sugiro as seguintes opções: faça o jantar no seu trabalho ou na rua antes de ir para os estudos. Talvez seja mais fácil optar por lanches. Prefira lanches que tenham verduras e legumes, queijo branco, frios como peito de peru, blanquet, presunto magro, etc. Evite maionese, catchup, mostarda, molhos industrializados e prefira, requeijão light, queijo cottage ou ricota.
Na lanchonete, prefira sempre salgados assados, ao invés de fritos ou de massas folhadas; sucos, chás e vitaminas ao invés de refrigerantes; fruta, salada de fruta e gelatina ao invés de doces muito elaborados, e assim por diante. E quando chegar em casa, caso ainda tenha fome, faça uma ceia. Opte por alimentos leves, como: 1 copo de leite, 1 xícara de chá com torrada, uma fruta, etc.


Tatiane Battistela Zambrim

CRN 4966


Perguntas: Via comentário, via email: tatynutri2010@hotmail.com ou no Coisas.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Me sinto péssima toda vez que leio matérias sobre nutrição. É que me alimento muito mal. Comer bem dá muito trabalho... não que não valha a pena. Claro que vale. Mas nessa vida corrida que a gente leva, é cada vez mais difícil. Mas estou tentando mudar e as dicas serão valiosas.

beijo rouge

Dani

Taty Battistela disse...

Olá Dani.
Comer bem dá trabalho quando exige muitos sacríficios ou quando deixa de ser algo prazeroso.
Essas dicas do post d hoje ajuda bem nessa nossa vida corrida, é tudo questão de costume!

Fico feliz por ter gostado das dicas.
Toda segunda tem algo novo por aqui e no meu blog tb sempre tem algo voltado à alimentação.

Beijos.

Postar um comentário