quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estudo sugere que chocolate pode piorar quadros de depressão

Se você é daquelas pessoas que não vive sem um chocolate, cuidado! Um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine contesta outra descoberta da ciência: a de que o doce ajudaria a melhorar o humorhumor de quem está triste ou deprimido.
O estudo avaliou 900 pessoas, homens e mulheres, e o consumo semanal de chocolate e o estado de humor de cada uma. Os cientistas ofereceram duas a três porções de chocolate (Três barras) por dia aos voluntários durante uma semana, sempre depois de colocá-los em situações limite que os deixava estressados e melancólicos como filmes e simulações.

A conclusão foi que as pessoas deprimidas consumiam 55% mais chocolate que as outras. Após o término da avaliação, constatou-se que dos 900 voluntários, 700 apresentaram o "efeito rebote" causado pelo chocolate e 430 deles, mostraram-se bastante melancólicos a cada rodada de consumo.

A pessoa deprimida consome grandes quantidades de chocolate porque ele eleva o nível de serotonina no cérebro, da mesma maneira que alguns antidepressivos e aumenta também a quantidade de açúcar no organismo, o que momentaneamente faz a pessoa se sentir melhor e mais motivada.

O problema é que haveria posteriormente um efeito colateral, fazendo com que as pessoas se sentissem ainda piores do que estavam antes de comer chocolate. O resultado é um consumo ainda maior do doce, o que levaria ao recomeço do ciclo depressivo.

Fonte

1 comentários:

Nubia disse...

Olha concordo sabe, é eu estar mal comer chocolate só pioro, é um prazer momentaneo, depois se voc vive de regime se sente culpada por ter comido aquele pedacinho (ou pedação) de chocolate e ter "engordado"... piora! Mas poxa, um chocolatinho as vezes faz bem né ;D

http://www.bloggitando.blogspot.com/

Postar um comentário