segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como se sentir satisfeito sem comer muito

Você adora se sentir satisfeito depois de uma boa refeição – mas isso só faz bem para seus pneuzinhos, que estão cada vez maiores? Há duas formas de ter aquela sensação de saciedade que dispensam a gulodice e que são apoiadas pelos cientistas.

Caso você não saiba, um dos efeitos negativos de comer demais é que os hormônios supressores do apetite passam a não funcionar direito. A longo prazo você fica com cada vez mais fome e acaba comendo mais. Um estudo feito na Universidade de Campinas (Unicamp) mostrou que fazer exercícios pode restaurar a função correta dos hormônios supressores do apetite, ajudando-o a se sentir satisfeito mesmo sem ter comido muito.
Esses hormônios, leptina e insulina, controlam o apetite ligando-se com receptores de uma região do cérebro, o hipotálamo, iniciando o sentimento de saciedade. Comer demais faz com que ácidos da gordura afetem o hipotálamo, que inflama e recebe menos desses hormônios, fazendo com que você sinta mais fome.
Os pesquisadores da Unicamp analisaram os hábitos alimentares de ratos depois que eles fizeram uma série de exercícios. Os roedores obesos comeram 25% a menos do que antes de fazer os exercícios. Já os ratos que não tinham problemas com peso comeram a mesma quantidade de antes.
Os cientistas descobriram que o exercício aumenta a quantidade de substâncias anti-inflamatórias no cérebro, fazendo com que o hipotálamo receba os hormônios supressores do apetite normalmente. A razão pela qual o apetite dos ratos de peso normal não foi afetado é que o hipotálamo deles não estava inflamado e sim em atividade normal.
Se o exercício não lhe parece uma técnica agradável (embora seja bastante aconselhável), você pode tentar tomar dois copos de água antes de cada refeição.Isso faz com que você já se sinta mais satisfeito antes da refeição e coma menos. Como a água não tem calorias, isso ajuda pessoas que querem emagrecer.

Fonte

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa matéria, gostei muito

Postar um comentário