domingo, 24 de outubro de 2010

Pílula do dia Seguinte

A maioria dos jovens tem muita dúvida sobre a pílula do dia seguinte,as mulheres andam transando e usando essa pílula como método contraceptivo.É muito grave...Ela foi feita para ser usada em caso de estourar a camisinha ou de violência sexual.A pílula não funciona como um abortivo,ela age antes da gravidez,e impede a fecundação.Siga algumas orientações:


_A pílula do dia seguinte só deve ser usada em casos de urgência,só se a camisinha furar e não estiver usando anticoncepcional.


_Se vc usa-la repetidas vezes ,pode começar a falhar ,e o risco de engravidar aumenta.


_Ela causa efeito colateral sim,como dores de cabeça,alterações do ciclo menstrual,e enjôos.No caso de diarréia e vômito,nas duas primeiras horas da ingestão,a dose deve ser repetida.


_A pílula só tem efeito até 72 horas após a transa,se usar nas primeiras 24h o risco de gravidez é de 5%,após 48h é de 15%,e em 3 dias é de 40%.São 2 comprimidos:1 para tomar nas primeiras 24h,e outro 12h após o primeiro.


_Não precisa de receita para comprar a pílula,ela é vendida em farmácias.


_Se mulher esquecer de tomar o anticoncepcional,deve evitar a pílula do dia seguinte,use camisinha,só em caso de estourar vc usa a pílula.


_Ela tem contra-indicação, em casos de diabetes,problemas cardíacos,circulatórios e hipertensão.E se a mulher estiver tomando calmantes ou antibióticos,procure um médico,pois aumenta para 22%.


COMO FUNCIONA PÍLULA DO DIA SEGUINTE
Os comprimidos liberam hormônios sintéticos na corrente sanguinea,Eles diminuem no organismo o nível do hormônio folículo estimulante,o FSH.Ele é responsável entre outras coisas,pelos movimentos da trompa que liberam o óvulo e o empurram em direção ao útero.Sem FSH a tropa sossega,o óvulo estaciona,e dificulda e muito o encontro do óvulo com o espermatozóide.
Para garantir o serviço,a pílula age também na mucosa que reveste o útero, chamada endométrio.Os hormônios provocam uma escamação nessa mucosa,que impede que o óvulo fecundado grude nas paredes do útero.Tecnicamente,é só depois da fixação que ocorre a gravidez.Por isso que alguns especialistas garantem que a pílula não é abortiva,e sim preventiva.


A pílula não é 100% eficaz,existem mulheres que tomam a pílula e mesmo assim engravidaram.Não é comum,mas pode acontecer...



0 comentários:

Postar um comentário