quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Amizade Colorida

Não acho uma boa misturar amizade com sexo, agora sexo com amizade eu acho tudo de bom. Nem todo amigo é degustável, mas toda degustação pode, sim, tornar-se algo mais. Infelizmente, a humanidade está acostumada a envolver-se justamente ao contrário, o que acarreta dois problemas: um, quando você agrega o fator ‘troca de fluídos' ao que antes se limitava à ‘troca de idéias', você corre o risco de perder o amigo e ganhar um caso. Dois, quando mantém a transa impessoal, você deixa de cultivar um tempero imprescindível a um bom sexo: a intimidade.

Um amigo é parte da nossa vida como um porta-retrato na estante da sala. Está sempre presente, mesmo que ausente fisicamente. Passamos por ele várias vezes por dia, com o olhar ou com a lembrança, e sabemos que o papel dele é estar ali, na alegria ou na tristeza. Quando o levamos para a cabeceira da cama, presença e lembrança se intensificam. Começamos a dormir com ele. É uma mudança e tanto: de relação para relacionamento. Você está preparada pra isso? Ele está? É o que vocês querem?

Transar com um amigo não existe. Existe transar com um ex-amigo. Você pode até se iludir que a amizade não vai mudar. Entenda: vai mudar e muito. Mas se vocês dois já não são os mesmos e nada mais é como era antes, pra que se apegar ao passado? A vida é feita de ciclos, as mulheres de fases, os homens de inconstância. Uma dessas três verdades virá à tona cedo ou tarde. Caiu na horizontal? Deite e role. Deixou-se derrubar? Entregue os pontos. Derrubou? Administre o alçapão. O passarinho é de sua inteira responsabilidade agora. Se foi impulsivo, premeditado, previamente conversado, nada disso importa. O que importa é que aquela pessoa que lhe conhecia pelo avesso, bem, agora lhe conhece por dentro. O seu conceito de cumplicidade deve ser reavaliado. E as palavras, medidas.

Você pode falar de tudo com um amigo. Até de sexo com outros e outras. Mas, no momento em que o assunto vira o sexo entre vocês, é o fim das confidências. Não que seja proibido. É simplesmente deselegante, para não usar o termo ‘desagradável'. Você não quer saber o que ele fez com a fulaninha na noite seguinte que saiu da sua casa. Não há hipótese de rirem juntos do fato de ele ter desistido de encontrar você para sair com uma gata que pintou na área. Entre amigos, rolaria compreensão e incentivo. Com sexo, vira uma tremenda sacanagem. Antes de ser amiga, você é mulher. O segredo do sucesso está em dosar o sentimento de posse. E o fantasma da carência.


Amigo é aquele que não vê em você uma possibilidade de sexo. Por isso é tão raro. Mas concordo que, nesses tempos de escassez de caráter, colorir uma amizade tem lá as suas vantagens. É um porto seguro. Você já sente amor pela pessoa, mesmo que ainda não sinta paixão, se é que vai. Há respeito e carinho. Conhece o histórico, o passado, a família, as manias, já riu e chorou na frente dela e avaliou como ela tratou você em ambas as situações. Pode fazer juras de amor despretensiosas, sem medo de julgamentos errôneos. Há muito descartei a literalidade do verbo: um "eu te amo" pode querer dizer "você é linda", um "você é perfeita" vale por "te admiro", e por aí vai.

Quer uma dica para não embolar o meio de campo? Transforme seus amantes em amigos. Você tem as vantagens e evita as desvantagens. Agregar um relacionamento a uma amizade é o inverso, a intimidade é que entra na cumplicidade. Há variações sobre o tema e não acredito em certo ou errado. Cada um sabe o que é melhor pra si. É uma questão de reconhecer o que a deixa feliz. E permitir-se. Só há um item imprescindível: tesão. Sem tesão, amigo é irmão. Nem com hidrocor você vai conseguir colorir.

Por Verônica Volupia

Gostou e quer ler mais textos dessa escritora? Então clica aqui e seja feliz =]

0 comentários:

Postar um comentário