terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sabonete Íntimo

As prateleiras das farmácias tem sido invadidas por sabonetes líquidos e lenços vaginais umedecidos. Muitas mulheres já incorporaram esses produtos à higiene diária.



Hábitos de higiene íntima, por incrível que pareça, nem sempre são ensinados de mãe para filha. Em geral, o máximo que as meninas escutam é que limpeza da vagina deve ser feita "de frente para trás". É incomum que as mães expliquem como se deve lavar a vulva e provavelmente isso não acontece porque elas próprias não receberam as mesmas orientações de suas mães.

Mas a higiene íntima diária é essencial para manter a vagina livre de infecções. Os próprios especialistas afirmam que é necessário ter um sabonete específico para o corpo e um íntimo que deve ser usado diariamente.

As prateleiras estão cheias de opções, porém poucas mulheres sabem usar o sabonete íntimo corretamente. Ao escolher o seu, dê preferência aos sem cheiro e com pH neutro. A vagina possui sua defesa natural, por isso, é importante utilizar um produto que preserve esta característica e não provoque irritações. Nunca use talcos, perfumes, cremes ou loções na região, pois não são indicados para essa finalidade. Mas lembre-se: os sabonetes íntimos não tratam doenças. Se sentir um odor diferente ou coceira procure um ginecologista. Somente ele poderá indicar o tratamento correto para seu caso. Existem mulheres muito sensíveis, por isso, antes de adquirir o seu, consulte seu ginecologista.
 

Qual a diferença do sabonete íntimo pro sabonete neutro normal?
O sabonete íntimo é igual ao sabonete neutro. Na prática, não existe nenhuma alteração considerável na fórmula dos dois produtos, portanto, eles se equivalem. Mas como os agentes (até mesmo o perfume) dos sabonetes íntimos são totalmente pensados para essa região, o risco de reação alérgica é mais baixo, mas não adianta só fazer uso dos sabonetes íntimos para garantir uma distância enorme das bactérias, fungos, alergias e irritações.
Outros cuidados devem ser feitos como usar calcinha de algodão, não usar calças muito apertadas,
lavar as mãos antes e depoi de usar o banheiro, trocar o absorvente, interno ou externo de três em três horas e lavar-se antes de dormir.

Na falta de sabonete íntimo, podemos usar o antibactericida?
Não, os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. Eles são sabonetes capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e não devem ser usados na região genital, pois podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar (e muito) o risco de infecções e irritações na vagina.

1 comentários:

Anônimo disse...

Você conhece algum sabonete íntimo sem cheiro e com ph neutro?

Postar um comentário