segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nutrição

Olá pessoal!
Como já foi dito aqui em um post anterior, a partir de hoje estarei fazendo parte do Garotas Veneno.
Estarei esclarecendo dúvidas referentes à alimentação saudável, e tudo o que englobar a minha área - Nutrição. Como já foi ressaltado aqui pelas meninas, não darei consulta virtual, nem disponibilizarei dietas e afins, para isso só com agendamento de consulta presencial.

Toda segunda-feira irei postar um assunto diferente, e qualquer dúvida, pergunta ou sugestão, poderá ser deixada aqui no blog em forma de comentário, ou enviada no meu email, ou ainda questionada no meu blog pessoal: Coisas.com.

*As questões serão sempre divulgadas e respondidas no próximo post.

Vamos ao que interessa então...



Mitos e Verdades sobre a Alimentação

Beber água em jejum emagrece?
Mito. O que emagrece é o balanço energético negativo. Isso significa ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade diária do organismo.

Praticar atividada física em jejum emagrece?
Mito. O processo de queima de gorduras, responsável pelo emagrecimento, é dependente da disponibilidade dos carboidratos, os quais estão diminuídos em situação de jejum, fazendo que seja utilizado proteínas (músculos) para a manutenção da atividade.

Laxantes e diuréticos emagrecem?
Mito. Os diuréticos promovem perda de água corporal e com isso, consequentemente a perda de peso, mas não alteram a quantidade de gordura do organismo. Os laxantes provocam maior transito intestinal, podendo aumentar a perda de água e também, não contribuindo para redução da gordura corporal.

É aconselhável tirar a carne vermelha do cardápio?
Depende. A carne vermelha é rica em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, elementos essenciais para o bom andamento da saúde. Quem segue algum tipo de filosofia que exclui tal alimento do cardápio, como os vegetarianos, precisa repor as substâncias de outras formas, seja por meio de suplementos químicos ou redobrando a atenção sobre outras fontes alimentares dos nutrientes oferecidos pela carne como, por exemplo, derivados da soja e vegetais verdes escuros.

Carne de porco engorda mais que carne bovina?
Depende do corte (parte do porco), pois cada corte apresenta quantidades de gorduras diferentes. Existem carnes mais gordas, como costelinha de porco, e mais magras, como lombo. Não temos como generalizar e dizer que carne de porco engorda menos ou mais. O modo de preparo também pode influenciar: frito, cozido, assado, com molho, sem molho e etc.

Comer assistindo TV engorda?
Verdade. A TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.

Cerveja aumenta a barriga?
Depende de cada pessoa, se possui tendência em acumular gordura na região abdominal ou não (genética). Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.


Tatiane Battistela Zambrim
CRN 4966

Perguntas: Via comentário, via email: tatynutri2010@hotmail.com ou no Coisas.com

3 comentários:

Moni disse...

Adorei a materia; ainda hj estava falando com uma amiga sobre duvidas como estas. bjs

Diário do Deprimido disse...

Todos vamos morrer mesmo.

Taty Battistela disse...

"Moni"

Que bom que gostou da matéria, espero ter ajudado, e caso queria saber mais, só perguntar!!

"Diário do Deprimido"

Exato, infelizmente nosso dia vai chegar, mas podemos viver com mais qualidade de vida até lá, certo?! =D

Postar um comentário