segunda-feira, 12 de abril de 2010

O amigo do ex

Você gamou no melhor amigo do seu ex-namorado e ele em você. E agora?

Durante o namoro você conheceu um monte de homens interessantes, com gostos parecidos com os seus, que freqüentavam os mesmo lugares: os amigos do seu ex-namorado. Agora que você está sozinha, esbarra com um deles numa noitada e vem aquela vontade de conhecê-lo melhor, rola a maior sintonia. E aí? Dá pra se envolver com o amigo do ex ou é furada?

Veja bem: o amigo do ex pode ser o próximo homem da sua vida. A publicitária Elis D., 32, está por dentro do assunto. “O namoro já tinha terminado há algum tempo quando passei a encontrar um amigo do meu ex em todo lugar. Começou a rolar um clima entre nós”, lembra ela que tentou evitar mas não conseguiu resistir ao charme do rapaz. “Ficamos a primeira vez e foi maravilhoso. No dia seguinte, nos encontramos para conversar sobre o meu ex e decidimos não levar adiante por respeito ao passado. O problema é que não conseguimos nos evitar e caímos em tentação várias vezes até que começamos a namorar”.

O ex de Elis tomou conhecimento da história da pior maneira possível. “Fomos vistos saindo do cinema de mãos dadas e contaram pra ele, que ficou pê da vida”, revela, dizendo que a amizade entre os dois amigos subiu no telhado. “Meu ex ficou achando que o traímos durante o namoro, mas isso nunca aconteceu. Enfim, paciência: a vida continua e ninguém pode te impedir de viver um grande amor”, diz ela.

A vida é uma só

O que os olhos não vêm o coração não sente, diz o ditado. A jornalista Sandra M., 30, assina embaixo. Ela viveu um romance com o melhor amigo do namorado enquanto eles estavam juntos. “Foi mais forte do que tudo. A gente se aproximou muito, conversando, trocando confidências. Ele me dava chocolates, me buscava no trabalho. Até que um dia, ao nos despedirmos, ficamos meia hora abraçados”, lembra Sandra que, naquele dia, conseguiu resistir. Mas no seguinte... “Ficamos e foi bom demais. Transamos. Foi uma coisa de louco”, conta ela que não se arrepende dizendo que a vida é uma só. “Não machucamos ninguém: meu namorado nunca ficou sabendo e os dois são melhores amigos até hoje”, revela, já "curada" da paixão.

Há quem prefira lutar contra os sentimentos para não magoar o outro. É o caso da estudante de moda Silvia A., 27, que correu do amigo do ex, apesar de ele ser interessantíssimo. “Nos encontramos em um restaurante e ele me contou tudo sobre meu ex-marido: disse que ele estava muito bem, namorando, feliz. Depois emendou uma cantada, dizendo que eu também parecia ótima e muito gata”, lembra a estudante, que sentiu vontade de beijar o amigo do ex, mas resistiu. “Eu dei um desculpa e saí de fininho. Podem passar mil anos, mas nunca vou ficar com nenhum amigo do meu ex-marido por um motivo muito simples: não faço com o outro o que não gostaria que fizessem comigo”, defende.

Para a psicóloga Tahys Araújo, do convívio com os amigos do ex pode, sim, surgir uma atração. “Em situações assim, verifique se há interesse pela parte dele, se seria uma relação importante e com sentimento verdadeiro e quais as implicações de investir nesse romance”, pondera a psicóloga, lembrando que o passado precisa ser respeitado, mas o presente não pode ser ignorado. “O ideal é avaliar se seria possível todos conviverem de forma. Há que se pensar também no grau de amizade entre eles e as implicações de investir nessa relação. E em que tipo de namoro se tinha com o ex, se foi sério, com grande envolvimento ou um namoro sem compromisso”, explica Tahys.

Contar ou não contar?

Se a história de amor com o amigo do ex começar, devemos contar ou não a ele? “Se for uma relação amistosa e civilizada vale a pena contar em respeito e consideração à pessoa. Do contrário teria que se pensar nas reações dele e se o novo casal acha confortável. Há necessidade?”, observa a psicóloga, lembrando ainda a questão do sentimento de posse. “O sentimento de posse independe de ser homem ou mulher, mas da personalidade e da forma como a pessoa aprendeu a se relacionar. A ruína da amizade dependerá da intimidade que se tem”, conclui.


------------
Dizem que cabe de tudo em BolsaDeMulher  ;)

0 comentários:

Postar um comentário