sexta-feira, 9 de abril de 2010

Otimismo fortalece o sistema imunológico

Ter otimismo pode reforçar a capacidade do corpo para combater infecções, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Kentucky (EUA) e publicada na revista Psychological Science. Durante quatro anos, os estudiosos avaliaram 124 estudantes do primeiro ano de um curso de direito. Os estudantes, a maioria dos quais eram brancos (90%) e do sexo feminino (55%), responderam a perguntas sobre seus níveis de otimismo.

Os participantes também receberam uma injeção de um antígeno que faz o sistema imunológico reagir através da criação de uma inchação na pele. Quando surgia um "galo", significava que a reação o sistema imunológico do voluntário era mais forte. Concluiu-se que a resposta imunológica era mais poderosa em cada aluno, quando eles adotavam atitudes mais otimistas, e diminuiu à medida que se tornavam mais pessimistas.

Então o que acontece no corpo? Se há uma ligação entre a atitude, emoções e saúde, como ela que funciona? Os pesquisadores levantaram diferentes hipóteses.
 Uma delas é que pessoas mais felizes ou mais "positivas" tendem a levar um estilo de vida mais saudável. E as pessoas esperançosas costumam reagir de maneiras mais saudáveis ao estresse, ajudando-as a se recuperar mais rapidamente. Além disso, os indivíduos mais positivos também estão mais propensos a aderir ao tratamento clínico e aconselhamento - pelo fato de terem maior auto-estima e se cuidarem mais - e, portanto, protegem mais sua saúde.

Em um estudo realizado com mulheres, publicado em agosto passado, os mesmos pesquisadores descobriram que o otimismo parece ter um efeito sobre o coração e a longevidade. Ou seja, o comportamento pode afetar a vida de acordo como você reage ao estresse. O pessimismo e a hostilidade podem levar ao aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e desencadear outros fatores de risco.

0 comentários:

Postar um comentário