quinta-feira, 13 de maio de 2010

Diferença de idade entre casais

Quem nunca se apaixonou por uma pessoa mais jovem ou que tem um conhecido, um primo ou um colega de trabalho, que já se relacionou com uma ninfetinha que atire a primeira pedra.

A diferença de idade entre o homem e a mulher numa relação amorosa é um assunto polêmico. Mas o que importa neste tipo de relacionamento é a idade mental/emocional de cada pessoa, ou seja, a forma como as experiências de vida são encaradas e absorvidas por cada um. Existem pessoas que aos 40 anos, comportam-se como verdadeiros adolescentes, assim como há jovens de 20 anos que agem e pensam como adultos de mais de 40/50 anos. Portanto é comum pessoas de diferentes idades cronológicas se relacionarem.

Cada vez mais homens e mulheres têm procurado este tipo de relacionamento porque existe uma afinidade.
Em geral, são pessoas de mente aberta a novas experiências, que não se sujeitam aos padrões comuns da sociedade, que buscam a manutenção da alegria, do bom humor, das aventuras e desafios característicos da fase dos jovens. As pessoas tentam viver ou reviver bons momentos que ficaram para trás.

Há pouco tempo, apenas os homens se relacionavam com pessoas mais jovens, as mulheres tinham medo do preconceito, mas isto diminuiu e hoje em dia já é possível se dizer que não há muita diferença na porcentagem de homens e mulheres que se relacionam com pessoas mais novas.

Apesar da sociedade se dizer moderna ainda há o preconceito. Apesar de estar cada vez mais em desuso, o preconceito ainda existe, o homem que namora uma mulher bem mais velha, certamente é mais adulto do que a maioria dos jovens ao seu redor e quer um relacionamento estável, sem as neuras típicas das mais novas. No caso da mulher buscar um homem mais jovem, o preconceito pode revelar a realidade de ela buscar homens de mente mais aberta, menos machista (como a maioria dos mais velhos ainda são), mais carinhosos e companheiros, que dividem tarefas e são mais cúmplices e solidários. Além disso, o fato de ser desejada e amada por um homem mais novo colabora para a elevação de sua auto-estima.

Clique em "mais informações" e leia o post completo

Quem não tem a mínima idéia de como é essa relação, saiba que, como tudo na vida, há o lado bom e ruim. O(a) mais velho(a) alimenta o receio de que possa, em algum momento, ser trocado(a) por alguém mais jovem e atraente. O(a) mais novo(a), por sua vez, sente medo de ser trocado por alguém mais velho, com mais experiência de vida ou de que possa, ao longo do tempo, ficar mais velho e menos atraente para o outro, revelando uma baixa auto-estima. Quando a auto-estima de ambos é elevada e eles não deixam as opiniões alheias interferirem no relacionamento, certamente haverá muitas vantagens, pois a troca de experiências entre ambos será muito rica e diversificada.

Amigos, vizinhos e familiares podem não aprovar a relação, o que pode atrapalhar ou até desgastar o relacionamento. Nesse caso é preciso ter paciência com elas, evitando discussões e brigas que não levam a nada, procurando levar a pessoa amada a uma convivência mais próxima para que a conheçam melhor. Do contrário, é importante fazer-se respeitar pela sua escolha e exigir este respeito, procurando mudar de assunto quando elas começarem o seu discurso ou mesmo dizendo que você respeita a opinião delas, mas que sua escolha já foi feita. Nada de ficar batendo boca ou agindo com rebeldia.

Para que tudo ocorra bem o casal precisa ter carinho mútuo e paciência para suportar a pressão dos parentes e amigos que condenam o relacionamento, certamente não conseguirá manter a relação por muito tempo, pois brigas e discussões serão constantes.
Para o relacionamento dar certo o respeito é primordial. Temos que aceitar as pessoas como elas são. É importante também não se deixar levar pela opinião dos outros. Avalie cada opinião/crítica sem se irritar. Se o clima de pressão familiar para que o namoro acabe for muito grande, procure não deixar que este clima envolva o relacionamento.

Fonte

4 comentários:

Alexandre Oliveira disse...

A diferença de idade não diz muita coisa... Eu já curto mulheres bem mais velhas: dos 30 aos 40 e por aí vai. Nessa faixa etária eu vejo uma responsabilidade a mais, ou seja, as coisas se tornam mais sérias; acredito que a mulher está afim de um relacionamento mais duradouro, onde elas querem ser mais amada.

Angela disse...

Importante não é a idade, é a afinidade, o companheirismo, as coisas em comum, que fazem o relacionamento funcionar.
O negócio é se sentir feliz e realizada, com quem quer q seja!

Mulher de 40 disse...

Tudo, tudo verdade... Meu marido é 12 anos mais novo que eu!
Beijos!

Anônimo disse...

Olhar preconceito ja foi, hj em dia o que importar é ser feliz!!! se é feliz vai com tudo...

Postar um comentário