segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ração Humana.


A utilização do composto de cereais triturados denominado ração humana tem ganhado, a cada dia, mais adeptos interessados em emagrecimento rápido. No entanto, embora a mistura de fibras seja considerada boa, ela não faz emagrecer. Pode substituir uma ou duas refeições, mas, sozinha, não emagrece. Para isso, é necessário apostar no bom e velho exercício físico, além do constante consumo de verduras, legumes e frutas. Além disso, é muito importante beber bastante água, pois a quantidade de fibras presente nessa mistura é bem elevada. Se você não beber água, poderá prejudicar – ao invés de ajudar – o trabalho do seu intestino.

A ração humana traz cereais ricos em fibra, como a linhaça, a fibra de trigo e a aveia, que certamente podem atuar como coadjuvantes no bom funcionamento intestinal, o que não significa que o indivíduo vai emagrecer. Se substituir parte de uma pequena refeição, sendo consumida no lugar de um pão branco ou integral, no café da manhã, por exemplo, pode dar sensação de saciedade e evitar que a pessoa belisque entre as refeições.
Cuidado para não extrapolar na quantidade, pois, em excesso, a ração pode causar o efeito contrário, levando ao aumento do peso. Não se esqueça que, além das calorias da ração humana, há também as calorias do leite e da fruta nos quais você vai acrescentar o suplemento. Tome nota: em média, 50 gramas (4 colheres de sopa) da ração tem 170 calorias.

Outro cuidado que deve ser observado é a não substituição de refeições grandes, como o almoço e o jantar pela mistura. Essas refeições devem conter vitaminas, que podem ser encontradas em legumes e verduras e proteínas, presentes nas carnes e no ovo. A substituição prolongada pode ocasionar deficiências desses elementos e até anemia, já que há pouco ferro na ração humana.

ATENÇÃO!
Não é recomendado ministrar o composto a crianças. Idosos também devem evitá-lo, já que os estimulantes, como guaraná e cacau, podem aumentar o batimento cardíaco. Pessoas com tendência de insônia e sensibilidade a tais produtos também devem ficar atentas. Diabéticos e hipertensos, devem eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau, da receita.


RECEITA
500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó
100g de farinha de maracujá

* Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche direitinho e guarde na geladeira.

A substituição do café da manhã por três colheres de sopa dessa receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta.

DICA: O ideal é que antes de utilizar a ração humana, o indivíduo faça uma avaliação nutricional com uma nutricionista ou nutrólogo.



Tatiane Battistela Zambrim
CRN 4966



Perguntas:
Via comentário, via email: tatynutri2010@hotmail.com ou no Coisas.com

0 comentários:

Postar um comentário